BLOG

Controle de maneira eficiente as operações comerciais de sua empresa definindo metas de vendas, comissões, inventários, demandas de compra, financeiro e muito mais.

Como abrir uma Micro Empresa?

O sonho de grande parte dos empreendedores é abrir a sua própria empresa. Muito tempo de estudo do mercado, do produto ou do serviço são feitos, quando finalmente ele está pronto para dar este passo tão importante. Nesta fase ele perceberá que provavelmente precisará de ajuda para empreender, a começar pela própria abertura da empresa.

Hoje, para abrir uma empresa no Brasil é preciso definir em que formato de recolhimento de tributos ela se enquadrará. Caso ultrapasse R$ 60 mil de faturamento anual, e ao mesmo tempo não ultrapasse R$ 360 mil, ela será enquadrada como Simples Nacional. Desta forma, sua alíquota tributária poderá variar entre 4% e 17,42% sob a receita bruta.

Outro detalhe que deverá ser definido neste momento é a modalidade em que a sua ME se enquadrará, podendo variar entre:

Empresa de Responsabilidade Limitada (Eireli)

Para o caso de empreendedores que não possuem sócios. Em caso de dívidas, o patrimônio pessoal da pessoa física administradora da empresa não será usado para o cumprimento das obrigações. Para abertura desta modalidade de empresas, o capital social mínimo exigido é de 100 salários mínimos.

Sociedade limitada

Neste caso há a possibilidade de sociedades. Caso não haja o cumprimento das obrigações financeiras, os bens pessoais dos sócios poderão ser utilizados para quitar as dívidas, de acordo com a porcentagem de cada um deles.

Empresário individual

Neste caso também não há sociedade. Entretando, os bens de pessoa física poderão ser utilizados para pagamento de credores, em caso de dívidas. Bem como, os bens da empresa também poderão ser absorvidos para pagamento de dívidas particulares. Caso o empreendedor tenha cônjuge, os bens dele(a) também poderão ser utilizados para este pagamento.

Já quanto ao tempo de abertura da empresa, ele poderá variar entre 5 e 30 dias corridos, dependendo do estado brasileiro.

Para dar mais dicas como esta, criamos este e-book repleto de conteúdos que irão acelerar a sua pequena empresa! Aproveite:

Guia da Pequena Empresa 2016

Tags:
ME , Como abrir

Compartilhe:

Comente:

Voltar
Não perca tempo e
oportunidades para sua empresa