BLOG

Controle de maneira eficiente as operações comerciais de sua empresa definindo metas de vendas, comissões, inventários, demandas de compra, financeiro e muito mais.

10 dicas para uma mudança suave no gerenciamento ágil de projetos

Mudar para um gerenciamento ágil pode aumentar consideravelmente as perspectivas de sucesso do seu projeto. A metodologia, que utiliza ciclos curtos de desenvolvimento para fornecer melhoria contínua no desenvolvimento de um produto ou serviço, está sendo usada em muitos setores devido a seus processos altamente colaborativos e eficientes.

1 - Identifique e documente seus objetivos de negócios

Antes de adotar uma nova metodologia de gerenciamento de projetos é importante identificar e documentar suas metas de negócios e estabelecer como a mudança para uma nova metodologia permitirá que você atinja essas metas.

2 - Analise a hierarquia e a cultura da sua empresa

Nem todas as organizações podem se beneficiar de metodologias ágeis, por isso é importante mapear a hierarquia de sua empresa para entender melhor sua capacidade de oferecer suporte a uma mudança.

3 - Analise o impacto em seus clientes

Se mudar as metodologias de gerenciamento de projetos terá um impacto negativo em seus clientes, não vale a pena mudar. Você precisará identificar as necessidades e metas de seu cliente e determinar se, e como, a agilidade ajudará suas equipes de projeto a atender melhor às necessidades de seu cliente.

4 - Faça um balanço de todos os recursos disponíveis

Identifique e documente todos os recursos do projeto disponíveis. Determine se sua empresa possui os talentos e as habilidades necessárias para agilizar o trabalho.

5 - Determine como uma mudança irá interferir nos processos

Depois de identificar suas metas, hierarquia e cultura de negócio, as necessidades das partes interessadas e os recursos, é hora de detalhar exatamente como sua equipe fará a transição da metodologia atual para a nova e como isso afetará seus processos internos. Lembre-se de aproveitar o conhecimento e a experiência de um especialista em gerenciamento de mudança desde o início e durante todo esse projeto.

6 - Mapeie suas estratégias e a execução do gerenciamento dos projetos existentes

Faça uma comparação entre suas metodologias atuais de gerenciamento de projetos e o gerenciamento ágil de projetos. Identifique possíveis pontos de risco e analise o estado de preparação da sua equipe de projeto para lidar com problemas que possam surgir com a troca.

7 - Construa um caso de negócio e receba sugestões das principais partes interessadas

Agora que você cobriu os benefícios do negócio, do projeto e do cliente, bem como os riscos e a logística em torno da migração, será necessário criar um caso de negócio que garanta que outras partes interessadas tenham uma oportunidade de entrada.

8 - Documente o plano de transição e solicite feedbacks

Uma vez que o sinal verde tenha sido dado, formule um plano abrangente de gerenciamento de projeto e, mais uma vez, receba feedback das principais partes interessadas, incluindo as áreas funcionais, antes de prosseguir. Isso dará aos principais participantes a oportunidade de fornecer informações adicionais que poderão afetar como e quando a transição para a agilidade ocorrerá e ofereça aos patrocinadores e às partes interessadas a sensação e as garantias de que a mudança será bem-sucedida.

9 - Envolva a ajuda de um especialista em gerenciamento de mudança desde o início

Mudar para uma nova metodologia é um passo importante que impactará pessoas, processos e como a tecnologia será alavancada. Certifique-se de envolver um especialista em gerenciamento de mudanças desde o início para ajudá-lo a determinar quais serão essas mudanças e como lidar melhor com elas sem que questões vitais sejam desconsideradas.

10 - Aproveite as experiências de empresas ou especialistas que migraram para outra metodologia

Antes de mudar para o gerenciamento ágil de projetos, pode ser uma boa ideia conversar com outros profissionais sobre suas experiências. Isso pode poupar muita frustração e reduzir a chance de cometer erros caros no processo.

Compartilhe:

Comente:

Voltar
Não perca tempo e
oportunidades para sua empresa