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9 dicas para melhorar o setor de cobrança da sua empresa

Atuar no setor de cobrança de uma empresa não é fácil, já que a área concentra diversas atividades que demandam muito tempo e energia dos colaboradores.

Confira 9 dicas para ajudar você a aumentar a produtividade do departamento financeiro da sua empresa.

 

1. Organize seu setor de cobrança

Planejamento é tudo, principalmente em funções que requerem um controle maior. Logo, para serem mais produtivos, os colaboradores precisam saber exatamente o que priorizar em sua rotina diária.

 

2. Capacite sua equipe

Invista na educação e aprendizado dos seus colaboradores. Isso gera tanto valor para a empresa – que contará com funcionários mais capacitados – quanto para o colaborador, que se sente mais motivado ao ter um maior domínio sobre as atividades que desempenha.

 

3. Pratique uma gestão de pessoas eficiente

Torne evidente o quanto seus colaboradores são valorizados; tanto como pessoas quanto como profissionais. Atitudes positivas tornam o ambiente mais leve e produtivo.

 

4.Utilize soluções tecnológicas a seu favor

Nessa nova era, as empresas de tecnologia estão criando ferramentas para os mais diversos segmentos. No setor financeiro e de cobrança, isso não é diferente. Plataformas de controle podem contribuir muito para o crescimento do seu departamento, principalmente nos quesitos organização e aumento de produtividade.

 

5. Mantenha um relacionamento próximo com o seu cliente

No caso específico da atividade de cobrança, manter um relacionamento próximo com seu cliente é fundamental. Principalmente em se tratando de cobrança mercantil, onde é muito importante verificar se o pagamento deixou de ser feito devido a algum problema na entrega dos produtos ou execução do serviço.

 

6. Mantenha o cadastro dos clientes sempre atualizado

Manter os cadastros atualizados é o primeiro passo para manter o relacionamento contínuo com seus clientes. Quanto mais informações, mais personalizada pode ser a comunicação. Além dos dados de contato dos responsáveis por compras e pagamento, tente mapear informações relevantes para a empresa como um todo.

 

7. Pratique uma abordagem precisa

Uma questão importante no segmento de cobrança mercantil ou de serviços para empresas é oferecer uma abordagem direta, que mostre propriedade sobre o assunto que está sendo tratado.

 

8. Estabeleça uma régua de cobrança

Uma régua de cobrança é um conjunto de iniciativas de uma empresa, com foco em resolver pendências em aberto.

Para desenvolvê-la, é importante:

- Estabelecer faixas de atraso, considerando todos os títulos em aberto atualmente;

- Verificar a quantidade de pagamentos espontâneos (clientes que tem histórico de realizar o pagamento em atraso, porém pagam, sem que seja necessário realizar a cobrança);

- Averiguar o histórico de pagamento dos principais inadimplentes: o pagamento em atraso é recorrente?

- Identificar se há relação entre o valor dos títulos em aberto e o atraso no pagamento;

- Se possível, fazer um levantamento sobre as principais causas da inadimplência.

 

9. Contrate empresas especializadas

Dependendo do índice de inadimplência da sua carteira de clientes, contratar uma empresa especializada em cobrança pode ser a melhor alternativa. Isso, se para efetuar de forma eficiente o processo de recuperação dos valores em aberto, for necessário contratar pessoas especializadas, investir em ferramentas de controle e ter outros custos não relacionados ao core business da sua empresa.

 

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