BLOG

Controle de maneira eficiente as operações comerciais de sua empresa definindo metas de vendas, comissões, inventários, demandas de compra, financeiro e muito mais.

14 AGO

Motivos para você substituir o Excel na gestão financeira da sua empresa

Uma pesquisa da SPC Brasil e da CNDL, aponta que 45% dos brasileiros não controlam o próprio orçamento, e daqueles 55% que o fazem, 28% disseram que usam caderno de anotações, 18% planilha de Excel e 9% aplicativos no celular. Se olharmos para um cenário mais complexo, em algumas empresas o cenário não é muito diferente: muitas utilizam o Excel para gerenciar pontos cruciais como Fluxo de Caixa, Controle de Pedidos, a Contabilidade, Cálculo de preços, e vários outros processos dentro da corporação.

Separamos alguns itens para que você comece a repensar a forma de gerenciamento de sua empresa:

- Com Excel você não consegue emitir a NF-e, que é um documento fiscal: Você não usa mais aquela agenda de papel para anotar seus telefones importantes, como também não usa mais a "caderneta" para anotar as compras dos seus clientes. Hoje tudo é eletrônico, digital e o principal é que todas as informações ficam nas nuvens, principalmente na era da transformação digital que estamos passando.

 

- O Excel pode ser uma maneira eficaz de planejar e visualizar seus orçamentos e previsões, mas somente se nada mudar e você tiver tempo para gerenciá-lo. A constante atualização e consolidação de números impede que você responda rapidamente a novas oportunidades e desafios. Considerando a mudança constante sobre as demandas, prioridades e expectativas que ocorrem em qualquer negócio, seja ele pequeno ou grande, é irreal esperar que o Excel te traga informações rápidas e previsões para tomadas de decisões eficazes.

 

- Com planilhas manuais, você gasta mais tempo coletando dados do que os analisando. Estudos apontam que cientistas de dados tendem a desperdiçar entre 50?0? suas horas de trabalho somente coletando dados. Porém, quando você precisar inserir manualmente todos os seus dados, e criar modelos e fórmulas em várias planilhas, a coleta de dados levará mais tempo do que qualquer software de gestão – que integra essas informações de forma automática e rápida.

 

- As planilhas, por serem manuais, aumentam a probabilidade dos erros. Portanto não há como você confiar plenamente em seus dados financeiros. Qualquer dado inserido de forma errada, em um momento de desatenção, em uma única célula que seja, afetará todas as outras informações ali inseridas.

 

- É muito genérico para ser relevante para a maioria das tarefas: O poder das planilhas é sua “versatilidade”, mas isso também pode ser uma fraqueza. Elas são decentes em se destinarem a várias aplicações diferentes, mas não são a solução ideal para nenhuma função específica. Devido à diversidade de ferramentas tecnológicas projetadas especificamente para funções individuais, as planilhas são superadas em praticamente todos os aplicativos em que você pode pensar.

 

As organizações precisam ir além das planilhas para poderem tomar decisões mais rápidas e melhores, reduzindo o trabalho manual de rotina e o erro humano. Direcionar os processos e integrá-los à tecnologia é o futuro para manter seu negócio cada vez mais eficiente.

Compartilhe:

Comente:

Voltar
Não perca tempo e
oportunidades para sua empresa