BLOG

Controle de maneira eficiente as operações comerciais de sua empresa definindo metas de vendas, comissões, inventários, demandas de compra, financeiro e muito mais.

Agenda sugere que empreendedorismo seja pauta de modificação

Pesquisa realizada pela Endeavor Brasil, organização de fomento ao empreendedorismo de alto impacto, revela que o país registra 3,7 milhões de CNPJs não ativos, “empresas que ainda existem no papel, mas já fecharam as portas há tempos”. Entre as dificuldades que levam a esse cenário, estão questões como a burocracia e a carga tributária.

De acordo com o estudo, o Brasil é o 184º pior país do mundo em relação à dificuldade de pagamento de tributos. E o empreendedor leva 80 dias ao ano apenas para manter a conformidade fiscal. Por conta de dificuldade de se atualizar com a legislação, 86 empresas brasileiras operam com pelo menos uma pendência no pagamento de tributos federais ou no cumprimento de exigências desses órgãos. O acesso a crédito também é difícil: o Brasil está na posição 87 entre 132 países.

As quatro principais mudanças sugeridas (pela Agenda para o Alto Crescimento), são: simplificar processos de abertura, regularização e fechamento de empresas; aprovar reforma tributária que aborde os problemas dos empreendedores; simplificar e garantir clareza dos critérios de aprovação nos empréstimos em bancos e agências de fomento; e revisar processos e legislação para agilizar a obtenção de propriedade intelectual.

Os benefícios incluiriam uma economia mais competitiva e produtiva, geração de novos empregos, ampliação dos investimentos, mais inovações, entre outros.

Compartilhe:

Comente:

Voltar
Não perca tempo e
oportunidades para sua empresa