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Whatsapp Business, entenda como funciona e turbine suas vendas

O Whatsapp Business é uma versão empresarial dessa poderosa ferramenta que é muito utilizada na otimização do canal de vendas. Seu lançamento oficial foi em 18/01/2018 e essa versão é focada em pequenas empresas e totalmente gratuito. Confira as novidades!

A primeira funcionalidade do WhatsApp Business é a respeito do perfil de empresa. As empresas passam a poder configurar os seus perfis preenchendo informações como descrição comercial, e-mail, endereço e site. Em contrapartida, os perfis pessoais saberão que estão conversando com uma conta empresarial, pois essas serão listadas como “Contas de Negócios”. A tendência é que os perfis empresariais se tornem “Contas Confirmadas” pois o WhatsApp verificará o número de telefone da conta em relação aos números de contato da empresa.

Outra novidade são as mensagens inteligentes, parecidas com as do Facebook Messenger. O aplicativo permite o envio de respostas rápidas para mensagens pré definidas, por exemplo, o envio de uma mensagem de saudação ou até mesmo um informe sobre o horário de atendimento naquele canal. As empresas também poderão acessar as estatísticas das mensagens: como mensagem recebida, mensagens lidas e também os seus respectivos horários. O uso do WhatsApp Web, aquela versão para usar no computador, é mantida no WhatsApp Business.

Para os perfis pessoais não há mudanças drásticas: será possível enviar mensagens para os perfis corporativos, bloquear números de empresas e até mesmo reportar spam. Segundo a empresa, haverá uma forte política para que as empresas só entrem em contato com as pessoas que forneceram seus números de telefone e aceitaram receber mensagens.

 

Limitações do WhatsApp Business

Por ser uma ferramenta nova, acreditamos que o WhatsApp Business ainda está se adequando às necessidades das empresas e lançando as funcionalidades aos poucos. Nesse momento, o uso ainda é limitado. As empresas que possuem mais de um número de WhatsApp conseguem utilizar as funcionalidades ofertadas apenas em um único aparelho, assim como o uso do WhatsApp Web. Neste caso, ainda falta uma opção de conta multiusuário que permita o cadastramento de mais de um número por empresa. 

As respostas automáticas também podem não servir para todas as empresas. É possível configurar as respostas de acordo com as interações com os clientes. Mas, em um contexto geral, é muito difícil prever o que cada cliente vai falar. Então, elas passam a ser mais utilizadas para informar o horário de atendimento ou responder a simples saudações.

 

 

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