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O atendimento é o que te faz ganhar

 

Em um mercado cada vez mais concorrido, há alguns truques mais do que lícitos que podem ser utilizados para um verdadeiro atendimento campeão.

 

Há quem diga que dispor de um bom atendimento é o básico para qualquer negócio. De certa forma, isso é verdade. Mas há algo que separa os negócios regulares dos negócios sensacionais: o atendimento campeão.

Para sobreviver a um mercado feroz, a uma economia instável e a consumidores cada vez mais exigentes, é preciso ir muito além do clássico "Seja bem-vindo. Em que posso ajudar?". Na verdade, é necessário mergulhar no mundo do cliente e oferecer uma experiência do consumidor  excepcional a medida em que uma nova pessoa entra pela porta.

Isso porque, hoje, as pessoas estão cada vez mais conectadas. E, se antes a famosa "propaganda boca a boca" fazia sucesso, com as redes sociais, este efeito tende a aumentar exponencialmente.

É num cenário assim, onde preços e condições não são mais diferenciais, que a famosa frase de Tony Alessandra rouba completamente a cena: “Estar par a par em preço e qualidade só te coloca no jogo, o atendimento é o que te faz ganhar”. Talvez ele nunca estivesse tão certo!

Porém, como fazer para fazer com que o excelente atendimento esteja presente nos negócios? Separamos algumas dicas que podem ajudar:

1 - Tenha um cultura organizacional: Os especialistas garantem que o bom negócio é aquele que opera normalmente mesmo sem o dono estar presente nele. Em outras palavras, a cultura organizacional garante que os valores da empresa sejam executados por todos e a todos, sem distinção. Isso é, a forma de receber um cliente, as palavras utilizadas ou não para se relacionar, a disponibilidade em ajudá-lo a encontrar a melhor solução com um bom custo/benefício, etc. Basicamente, tudo faz parte da cultura organizacional. Quando enraizada nos colaboradores, ela promete ser uma das bases que garantem o sucesso do atendimento.

2 - Garanta a (constante) qualidade da equipe: Quando falamos em equipes de alto desempenho, falamos de pessoas altamente capazes de realizar suas funções e totalmente focadas no seu projeto. Entretanto, os negócios mudam, os mercados se transformam, sem mencionar o produto e consumidor, que também passam por constantes metamorfoses. Desta forma, é necessário que os colaboradores estejam em constante reciclagem profissional. Garantindo, assim, processos de antedimentos altamente eficientes. Cursos, palestras e worshops são ótimos para manter a equipe afiada e vale a pena serem investidos.

3 - Sinta-se feliz em resolver problemas: Convenhamos, muitas vezes o cliente deixa a sua loja completamente feliz e realizado por adquirir o seu produto. Entretanto, nem sempre os ventos sopram a favor! Nos momentos de crise, em que os clientes reclamam de alguma falha de produto ou processo é que o atendimento excepcional se diferencia dos demais. Ao buscar auxílio em um vendedor, o cliente quer ser ouvido e ter o seu problema solucionado o mais breve possível. Parece básico, mas, uma grande parcela dos vendedores acreditam que o seu trabalho termina na retirada do produto da loja. Porém, neste momento ele apenas inicia. Saber (e gostar!) de resolver problemas fará com que o seu cliente tenha confiança em seu trabalho. Feito isso, ele pensará duas vezes antes de procurar por um novo fornecedor.


Então, prontos para inciar um atendimento campeão? Outras dicas você encontra no "Guia da Pequena Empresa 2016 - Gestão, Marketing e Finanças" que preparamos para você acelerar ainda mais o seu negócio! Baixe agora:

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