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Estratégias de Marketing Digital para pequenas empresas: O que é e como fazer?

Com a democratização das redes sociais, todo mundo passou a ter perfil em pelo menos alguma rede social. Atualmente, a mais utilizada ainda é o Facebook, que recebe milhares de visitas diariamente.

Neste mar de gente, as micro, pequenas e médias empresas enxergam uma incrível possibilidade: a de se comunicar com os seus clientes de forma direta, sem barreiras e com possibilidade de criar relacionamento com eles. 

Na verdade, é exatamente esta a palavra que pauta qualquer estratégia de marketing em ambientes digitais, o relacionamento. É através dele que o cliente cria uma conexão e passa a aceitar o conteúdo criado pela marca e a desejar o seu produto. 

Mas, as estratégias de marketing on-line são muitas, como então saber quais são ideias para a minha empresa? Para te ajudar a descobrir isso, elencamos as principais possibilidades de relacionamento em ambiente digital para que você possa definir as que são mais viáveis para a sua empresa neste momento. Veja só: 

MARKETING EM MÍDIAS DIGITAIS - FACEBOOK 

A geração de conteúdo é o que pauta a comunicação entre anunciante e público nesta rede social. Sem dúvidas, as pessoas estão on-line frequentemente, seja em seu computador, tablet, smartphone, etc. Então, nada mais justo do que aproveitar este momento para se relacionar. 

Entretanto, é importante nos atentarmos à proposta de valor que a marca necessita entregar para fazer realmente sucesso e vender mais. Esta proposta de valor é a justificativa pela qual os usuários da rede precisam estar 

conectados ao seu negócio o tempo todo. Alguns exemplos de proposta de valor são: 

- A possibilidade da marca trazer dicas e assuntos que interessam ao seu público-alvo, participando ativamente do seu dia a dia; 

- A realização de promoções exclusivas para quem segue a marca na rede; 

- A criação de conteúdos como forma de entretenimento, na medida em que o seu público admira; 

- A possibilidade de receber informações em primeira mão, em comparação à forma de comunicação tradicional, etc; 

Desta forma, sua marca deixará de postar apenas produto e preço, e passará a criar conteúdo verdadeiramente, transformando uma postagem monótona e previsível em algo que de fato chama a atenção. 

E o melhor, isso poder ser feito de forma profis- sional, através da contratação de terceiros; ou então via treinamento da própria equipe para que administre a rede social de forma eficiente. O que não poderá acontecer, é não realizar um treinamento do profissional que assumirá a comunicação digital da empresa. Pois, na internet, todo um trabalho de valorização de marca que demorou anos para ser construído, pode ir por água a baixo, caso a marca não saiba se comportar de forma ideal. Em todos os casos, seja cauteloso. 

MARKETING DE RELACIONAMENTO - O INBOUND MARKETING 

Um banco de dados com e-mails dos clientes e prospects sempre foi muito utilizado por empreendedores de pequenas empresas de diversos segmentos. A estratégia era então 

fazer com que as ações promocionais chegas- sem ao conhecimento do público e, quem sabe, este já pudesse realizar a compra do produto ou serviço ali mesmo, de forma on-line. 

Mas, acontece que algumas coisas mudaram, e a tecnologia trouxe ainda mais possibilidades para o marketing digital. Hoje, deixa-se de lado as exaustivas promoções, enviadas única e exclusivamente com o objetivo de venda imediata, para dar espaço ao relacionamento fiel e de ganha/ganha com o consumidor. Tudo graças às estratégias de inblund Marketing. 

O que é inbound Marketing? 

Inbound Marketing é uma estratégia de aquisi- ção de novos clientes baseada no funil de vendas. Tudo feito através da criação de conte- údo rico em forma de textos, vídeos, infográti- cos, etc, que realmente façam a diferença no dia a dia de seus possíveis clientes, como este e-book por exemplo! 

Estes conteúdos são depositados em canais de vídeos, áudios, blogs e, posteriormente, envia- dos por e-mail aos prospects que demonstra- ram interesse pelo conteúdo. 

Mas aí você pode se perguntar: Como saberei quais clientes se interessam por tais assuntos? 

O segredo é simples: crie conteúdos interessantes para o seu público-alvo e entregue gratuitamente, solicitando apenas os seus dados de contato, para que você possa enviar ainda mais conteúdos sobre o mesmo assunto. É com esta ideia em mente que o Inbound Marketing trabalha. 

No inbound marketing, estes "possíveis" clien- tes são chamados de leads, e recebem seu conteúdo educativo até que estejam maduros e prontos para adquirir o seu produto. Para os empreendedores de pequenas empresas que fazem vendas pela internet, o Inbound Marke- ting é uma ótima estratégia a ser adotada. 

MARKETING DE RELACIONAMENTO - WEBSITE 

Há quem diga que uma boa estratégia de marketing digital inicia por um excelente site sobre a empresa a ser disponibilizado na web. E há muito mais verdades do que mentiras nisso! 

Hoje, na maioria das vezes em que queremos buscar informações sobre uma marca ou empresa para sabermos se ela é de qualidade e confiável, vamos imediatamente para a inter- net, não é mesmo? Portanto, neste caso, se a marca não estiver na internet, não existe. 

A rede é um ótimo e esclarecedor canal de comunicação para que as pequenas empresas possam romper suas barreiras e serem tão agressivas quanto os seus maiores concorren- tes. Por isso da importância de investir em um bom website, com a possibilidade de venda on-line, se for interessante para o seu negócio. 

Quando você estiver disponível na internet, maiores serão as chances de fazer negócio. Portanto, repense, pode valer a pena investir. 

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Guia da Pequena Empresa 2016

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